BATE VOLTA AXÉ BAHIA

domingo, 26 de junho de 2011

Asa Branca explora universo de Lampião e Maria Bonita e vence o concurso de quadrilhas juninas

O concurso baiano de quadrilhas juninas elegeu


O concurso baiano de quadrilhas juninas elegeu, neste sábado (25), a quadrilha Asa Branca, de Salvador, como a grande campeã da disputa desse ano. O evento promovido pela Secretaria de Turismo do Estado e pela Bahiatursa em parceria com a Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq) foi realizado durante os festejos do São João da Bahia na capital e teve como sede a Praça Municipal.

Ao todo, 40 agremiações participaram da disputa que teve como finalistas os grupos Forró Mandacaru (Salvador), Arrasta pé do Sertão (Rio Real), Forró da cidade (Feira de Santana), Brilho do Luar (Madre de Deus), Capelinha do Forró (Salvador) e Forró Asa Branca (Salvador). Quem levou a melhor foi a Asa Branca, que explorou o tema “Casamento de Lampião e Maria Bonita no mundo encantado do Cordel”.

“A Asa Branca pediu as bênçãos dos mestres da literatura de cordel para recriar a história do casamento de Lampião e Maria Bonita”, explicou Luciano Santana, diretor da quadrilha vencedora. “O segredo da vitória é aprimorar cada vez mais as qualidades técnicas de pesquisa e promover e incentivar o conhecimento das tradições, além de elevar a qualidade das apresentações dentro de nossa cultura que é, reconhecidamente, rica. É isso que fazemos”, comemorou Santana.

Segundo o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, a Secretaria e Bahiatursa, há quatro anos, vêm apoiando este grandioso evento, que visa resgatar a cultura nordestina, inclusive mandando quadrilhas para fora do estado para representar a Bahia em grandes eventos. “As quadrilhas de São João se constituem na expressão coreográfica mais rica das festas populares da Bahia. Superam em riqueza visual, cultural e histórica as danças carnavalescas e fazem parte de um sistema de produção econômica popular muito amplo”, comentou o secretário.

De acordo com o presidente da comissão julgadora do concurso, Agnaldo Silva, “a disputa é também uma forma de aproximar a população local e os nossos visitantes da maior manifestação popular e folclórica do nordeste. Esse ano foi muito difícil a escolha, pois o nível estava acima da média”,concluiu.

Colocação

Seguindo a Asa Branca na colocação do concurso, a quadrilha Capelinha do Forró foi a segunda colocada e convidou o público a fazer uma viagem pelo mundo mágico do São João, com rainha e rei do milho e casal de noivos, entre outros personagens. Já a quadrilha o brilho da Lua conquistou o terceiro lugar com uma belíssima apresentação.

Seja no passo do anarriê ou alavantur, entrando no túnel ou pegando o caminho da roça, com coreografias arrojadas, as quadrilhas mantém vivas as tradições e os costumes.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário