BATE VOLTA AXÉ BAHIA

sábado, 23 de julho de 2011

Lauro de Freitas festeja

49 anos de emancipação


A cidade de Lauro de Freitas comemora, no próximo dia 31, o 49º aniversário de emancipação política com cortejo cultural, missa solene, show com a banda Calypso e atrações locais. O cortejo cultural, no dia 30, a partir das 9h, vai levar às principais ruas do centro escolas da rede municipal e 16 grupos culturais, num espetáculo que encanta a todos. Os eventos também marcam o lançamento do Ano do Cinquentenário. Com este foco, no dia 29 será aberta exposição de fotos do município na Galeria da Cultura, no terminal Turístico de Portão.
A formação do município teve início ainda no século XVI, e se confunde com a própria história do povo brasileiro. A freguesia Santo Amaro de Ipitanga, fundada em 1578, teve destaque na expulsão dos holandeses, entre 1624 e 1625, e na independência da Bahia. A Igreja Matriz, maior patrimônio arquitetônico da cidade, serviu como base de refúgio para os portugueses. A sua cultura foi forjada entre a casa grande e a senzala, das matrizes européias e africanas fermentadas nos engenhos de açúcar. Para a prefeita, Moema Gramacho, a data de emancipação representa um momento de recordar não apenas os 49 anos, mas a formação histórica e cultural do seu povo. A independência política, iniciativa do então vereador da capital Paulo Moreira de Souza, permitiu crescimento mais saudável, deixando de ser subúrbio de Salvador e apêndice de Camaçari. Assim, a região perdeu seu nome original, Santo Amaro de Ipitanga, para homenagear Lauro Farani Pedreira de Freitas, que morreu em acidente

durante campanha ao governo do Estado, em 1950. A escolha do nome fez parte de manobra para facilitar o processo de emancipação, assim como ocorreu com a cidade de Simões Filho. Ipitanga, em tupi, significa Água Vermelha. Quando foi emancipada, em 1962, Lauro de Freitas tinha 210 km². Ao passar dos anos, perdeu a Base Aérea e as localidades de São Cristóvão, Valéria, Pirajá e Itapuã, reduzindo o território a 59 km². Hoje o município é um dos que mais cresce no país. A população aumentou em 44% nos últimos dez anos, representando a segunda maior densidade demográfica do Estado. Em 1980 eram apenas 35 mil habitantes. Hoje, com 163 mil, Lauro de Freitas é o principal vetor de crescimento da Região Metropolitana de Salvador.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário