BATE VOLTA AXÉ BAHIA

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pelourinho Cultural’ em clima de diversidade para o São João

Às portas do São João


Às portas do São João – tradicional festa que exalta as raízes nordestinas –, o mês de junho na programação do Pelourinho Cultural segue com a Temporada de Forró no Pelô, que tem o seu ponto alto nos festejos do São João da Bahia no Centro Histórico de Salvador. Mas, para não perder a característica de diversidade da democrática programação que abrange os mais diversos ritmos e linguagens culturais, a agenda de junho conta ainda com eventos de rock, música eletrônica, reggae e MPB.

O Pelourinho Cultural é um programa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) que realiza a dinamização cultural de espaços públicos do Centro Histórico de Salvador.

Durante o mês das comemorações juninas em celebração aos santos Antônio, João e Pedro, o programa conta com apresentações gratuitas de trios de forró às terças-feiras no Terreiro de Jesus (20h) e às quintas-feiras no Largo Pedro Archanjo (21h), exceto entre os dias 17 e 25, quando haverá programação especial do São João da Bahia, realizado pela Secult, em parceria com o Pelourinho Cultural.

Além disso, uma quermesse será montada na Praça das Artes a partir de 11 de junho para celebrar o tríduo a Santo Antônio e segue até o São João. Durante o período acontecem apresentações diárias de trios de forró e barraquinhas vendendo comidas e itens típicos da época.

Procurando ainda mais dinamizar a cultura nos espaços públicos administrados pelo Estado, o programa da Secult promove apresentações do projeto Os Manos do Bem: Arte e Cidadania Contra a Aids no Pelourinho, aprovado pelo edital Tô no Pelô – Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho, que fomenta, através de seleção pública, a atuação de artistas e produtores independentes locais em largos, ruas e praças do Centro Histórico de Salvador.

Realizado pelo Gapa/Bahia, o projeto oferece oficinas a jovens do Centro Histórico de Salvador e em junho serão realizados ensaios abertos da mostra final das oficinas no Largo Tereza Batista, nos dias 1º e 8, às 10h30 e às 15h30.

Ritmos para todos os gostos

O mês de junho no Pelourinho abriga diversos ritmos para agradar a todos os gostos. No dia 2, o samba vai tomar conta do Largo Quincas Berro d’Água com o grupo feminino Chita Fina, que recebe como convidadas as cantoras Alobêned, ex-Banda Mel, Nadjane Souza, vocalista do Olodum, Carla Vise e Taís Nader.

No sábado (4), o evento Arena 1 leva o rock alternativo ao Largo Tereza Batista com Alex Góes, Ênio e a Maloca e Maglore, a partir das 20h. No dia 9 será a vez do Bailinho de Quinta subir ao palco do Largo Tereza Batista e entoar suas marchinhas de antigos carnavais, a partir das 21h.

Ainda no mês de junho, a baiana Thathi apresenta ao público do Pelourinho seu talento como cantora, compositora e multi-instrumentista, no Largo Tereza Batista, a partir das 21h.

Após ceder espaço para a intensa programação do São João da Bahia, os largos do Pelô recebem, no dia 28, o Dia D do Reggae, que acontece mensalmente no Largo Pedro Archanjo e tem como objetivo dinamizar os espaços públicos e promover intercâmbios entre músicos do segmento, por meio da realização de shows e palestras.

No dia 30, uma grande homenagem aos 42 anos de criação dos Novos Baianos leva Luiz Galvão, Baby do Brasil, Paulinho Boca e Didi Gomes ao Largo Tereza Batista, a partir das 21h.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário