BATE VOLTA AXÉ BAHIA

sábado, 5 de março de 2011

Maragojipe espera 15 mil pessoas por dia

A cidade de Maragojipe, a 133 km de Salvador, está pronta para receber 15 mil pessoas por dia
A cidade de Maragojipe, a 133 km de Salvador, está pronta para receber 15 mil pessoas por dia, segundo os organizadores. À meia noite desta sexta-feira (4), o tradicional Bloco das Almas ou Bloco do Silêncio, saiu em cortejo das proximidades do cemitério local anunciando a festa. Manifestações culturais, trios elétricos e desfiles de blocos de mascarados acompanhados de charangas tocando antigas marchinhas dão o tom da festa.

O bloco, cuja tradição é de 50 anos, é formado por cerca de cem pessoas de vários grupos que, encapuzados, saem do cemitério e percorrem as ruas da cidade numa alusão as almas. “É um cortejo fúnebre, que faz parte da programação do carnaval. Os bumbos e os trompetes se unem ao som das vozes como se fossem almas. É um prenúncio do carnaval”, explica Luís Carlos Brasileiro, secretário de Turismo de Maragojipe.

Um grupo de jovens de Feira de Santana participa pela segunda vez do Carnaval em Maragojipe. Para eles, a mistura de pessoas de todas as idades transmite segurança. “Aqui é mais tranqüilo, a gente vem com os filhos e netos porque as crianças brincam pelas ruas atraídas pelo colorido das fantasias e das máscaras, umas assustando as outras e curiosas para saber quem está por trás das máscaras. É muito divertido”, contou.

Este ano, logo após a folia, a prefeitura, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) vai implantar uma oficina para que 65 artesãos possam a aperfeiçoar a confecção das fantasias e máscaras. Para o artesão Erialdo Pereira dos Santos, de 53 anos, a oficina vai incrementar o trabalho. “Eu que trabalho nisso há mais de 30 anos, vejo como um benefício a partir do momento que o aprendizado vai agregar valor as peças que produzimos”, espera. Segundo ele, a fantasia do pierrô é a mais pedida.

Abertura Oficial

O Carnaval será oficialmente aberto às 20hs deste sábado (5), com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, no grande palco montado na Praça da Matriz. Depois, o que se verá pelas ruas da cidade, no circuito dos trios e nas praças dos mascarados e dos foliões, será só alegria e diversão com animação da charanga carnavalesca, que sairá pelas principais ruas da cidade acompanhada dos foliões.

Ruas e praças de Maragojipe estão decoradas com o tema principal do carnaval da cidade. Máscaras, figuras e desenhos coloridos e dourados que mostram as mais variadas fantasias usadas pelos foliões. “Acho lindo ver que ainda existe um carnaval como esse, lembro dos tempos em que eu era criança. Hoje, são meus filhos que brincam vestidos de bate-bola”, lembra a professora Solange Alves de Moura, que mora em Salvador. Até terça-feira (8) a cidade que já comemora a folia há 300 anos, será palco de grandes manifestações culturais, num autêntico resgate dos antigos carnavais.
http://www.radioaxebahia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário