BATE VOLTA AXÉ BAHIA

terça-feira, 15 de março de 2011

Experiência do Carnaval pode favorecer abertura da Copa 2014 na Bahia

“Carnaval diferenciado, mais para família”
Em seu programa de rádio desta terça-feira (15), o governador Jaques Wagner afirma que a experiência de realizar o Carnaval, “a maior festa popular a céu aberto do mundo”, atesta a capacidade de Salvador em promover a abertura da Copa do Mundo 2014. “Quem faz o Carnaval fará uma bela Copa com tranquilidade. A capital baiana é a terceira em turismo no País – hoje, temos 24 voos para fora do Brasil - portanto, reunimos condições”. Ele informa inclusive que, no domingo da folia, conversou por telefone com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reafirmando o interesse do Governo do Estado em trazer “um grande evento” do mundial de futebol.

Wagner diz que, mais uma vez, o Carnaval de Salvador e de 17 cidades do interior “brilharam”, salientando o fato de, pelo quarto ano consecutivo, não se registrar nenhum homicídio. “Tivemos praticamente o mesmo número de ocorrências que no ano passado, o que já é uma conquista”. Ele considera um sucesso realizar uma festa com dois milhões de pessoas pelas ruas, enfatizando a ocupação em 100% dos leitos hoteleiros. “Foram 500 mil turistas ao longo da festa, sendo que, no último dia, chegaram mais 25 mil turistas nos cruzeiros marítimos”.

O governador lembra ainda a ajuda financeira do Estado para a festa nos bairros e, em especial, no Pelourinho, onde aconteceu um “Carnaval diferenciado, mais para família”. Segundo Wagner, a preocupação foi fazer um investimento que garantisse “a pluralidade, a diversidade cultural”, da festa, com apoio aos blocos afros e afoxés que, comercialmente, não têm tanto poder. Outra referência foi a oferta de alternativas para o folião pipoca, sobretudo o que não tem dinheiro para comprar um abadá ou acesso a camarote.

Aproveitando para parabenizar “todos os profissionais que trabalharam duro” durante a festa e no seu planejamento, “o ano inteiro”, Wagner ressaltou que já há uma equipe planejando o Carnaval 2012.

A avaliação positiva do Carnaval por parte dos investidores da festa, segundo o governador, também foi feita por diversos empresários das áreas de turismo, da indústria e do comércio com os quais ele conversou. “Todos elogiaram muito e disseram que pretendem voltar ano que vem. Os que investiram ficaram supersatisfeitos porque entendem que o retorno é muito alto. Isso é motivo de orgulho para o governador, para equipe de governo, mas principalmente para o povo de Salvador e da Bahia, que sabe trabalhar, sabe brincar com responsabilidade e respeito ao próximo”.

Nova indústria

No programa Conversa com o Governador, Wagner destaca também o anúncio de novos investimentos na fábrica da Continental Pneus, em Camaçari, para duplicar sua produção até 2015. Serão US$ 210 milhões - aproximadamente R$ 400 milhões -, que devem gerar 400 novos empregos diretos.

O governador informa que acompanhará a presidente da República, Dilma Rousseff, na viagem que ela fará à China, com a intenção de estabelecer novos investimentos e um fluxo de comércio maior com aquele país, um dos maiores mercados consumidores do mundo. “O objetivo é trazer estaleiro, novas indústrias, expandir a nossa rede hoteleira e, assim, garantir aquilo que é mais sagrado, o emprego para quem quer trabalhar e viver com dignidade”.
http://www.radioaxebahia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário