BATE VOLTA AXÉ BAHIA

domingo, 14 de agosto de 2011

Sonho da casa própria vira realidade

Sonho da casa própria vira realidade para 5 mil pessoas em Lauro de Freitas



A cerimônia de entrega dos 1131 apartamentos do Minha Casa Minha Vida de Lauro de Freitas, na tarde deste sábado, foi marcada pela emoção. Na vibração, nos gestos, nos olhares e sorrisos era possível ver uma nova esperança de vida digna para a multidão. Com presença do governador Jaques Wagner, do presidente da Caixa Jorge Hereda e da prefeita Moema Gramacho, a cerimônia foi aberta pelo Coral Infantil da Chácara Tahiti, outro empreendimento habitacional no município, entregue no final do ano passado. Lauro de Freitas, proporcionalmente ao déficit habitacional, foi o município baiano que mais contratou unidades do programa.
O Residencial Dona Lindu, cujo nome presta homenagem a mãe do ex-presidente Lula, também valoriza as operárias que trabalharam no empreendimento. Cada um dos 45 prédios foi batizado com nome das trabalhadoras. Lucinete Conceição dos Santos, que recebeu das mãos do governador flores e uma placa em homenagem à luta das mulheres do município durante a cerimônia, foi uma das 80 funcionárias. “Tomei conta de três setores” – conta orgulhosa. Com 33 anos, a moradora de Itinga trabalha com rejunte, limpeza e como chaveira. “Estes 11 meses aqui foram maravilhosos”.
Assim como o rosto dos novos moradores, a prefeita Moema Gramacho não escondia o contentamento. “Não tem preço que pague entregar a chave de uma casa própria a uma família”. Inspirada, ela cantou, acompanhada pela multidão: “Eu queria ter na vida simplesmente/ Um lugar de mato verde/ pra plantar e pra colher/ Ter uma casinha branca de varanda/ Um quintal e uma janela/ Para ver o sol nascer”. E, sob aplausos, finalizou: “Não é uma casinha branca, mas é o apartamento de vocês”.
O governador parabenizou Moema Gramacho e lhe prestou homenagem. “Uma coisa é cumprir obrigações. Nunca vi se fazer nada em Lauro de Freitas que não tivesse algo a mais: uma flor, um berimbau, uma brincadeira, um carinho a mais. Porque esta minha amiga, que tenho há 30 anos, trata vocês como filho. Ri e chora com vocês. Elas está mil vezes mais feliz do que vocês por poder entregar as casas”. Para o presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda, o sucesso do município como captador de recursos deve-se a “uma prefeitura que sabe ser parceira e tem garra para trabalhar. Moema não espera. Ela corre atrás para garantir o direito dos seus cidadãos”. O deputado federal Ruy Costa também elogiou a gestão municipal: “Temos uma prefeita retada, que já deixou o nome na história de Lauro de Freitas”.
Para a maioria dos contemplados, cerca de 5 mil pessoas, este foi o dia mais importante de suas vidas. “Isto era tudo que eu desejava para minha família” – desabafou emocionado Jorge Conceição do Santos. Viúvo e pai de duas gêmeas de 14 anos e uma de 12, morava “de favor” por não conseguir pagar o aluguel. A situação do motorista de 59 anos piorou quando descobriu que estava com tuberculose. “Fiquei um ano sem trabalhar, dependendo apenas do bolsa família e de ajuda dos colegas”. Com a casa nova as esperanças se renovaram. “Agora tenho outra vida, com tranquilidade. Parece que tudo mudou de uma hora para outra. Graças a Deus”. Ele também foi contemplado com uma geladeira nova.
Ladson Natan de Jesus da Paixão, 19 dias de vida, vai crescer longe do mofo e da umidade do cômodo onde sua mãe, Jociara, 25 anos, mora com outros dois filhos e o marido. “Fiz o cadastro, mas nem tinha muita esperança. Foi tudo muito rápido. Hoje está ai essa maravilha. Vou festejar meu aniversário, 3 de setembro, na casa nova” comemora. A festa foi ainda maior para outras duas famílias. Oneide Ferreira Lima foi sorteada com a mobília completa do apartamento, incluindo geladeira e armários de cozinha repletos de mantimentos. Ana Cristina Bonfim, dona do apartamento montado para a visita do governador, também ficará com o apartamento completamente mobiliado, inclusive a decoração.
O evento contou ainda com a presença dos senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, dos deputados estaduais Álvaro Gomes, Maria Del Carmen e Cláudia Oliveira, do superintendente da Caixa Econômica Aristóteles Menezes, da primeira dama do Estado, Fátima Mendonça e secretário municipais entre muitas outras autoridades.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário