BATE VOLTA AXÉ BAHIA

terça-feira, 28 de junho de 2011

Paróquia de São Pedro realiza homenagens ao “padroeiro das viúvas”

As homenagens aos santos juninos seguem


As homenagens aos santos juninos seguem a todo vapor na capital baiana, e a comemoração tem continuidade com o São Pedro. Para simbolizar o dia do santo, que é considerado o padroeiro das viúvas, a Igreja Matriz de São Pedro realiza o Tríduo, de 26 a 28 de junho. Este ano, a celebração que acontece sempre na paróquia da Praça Piedade, tem como tema “O Bem-Aventurado João Paulo II”.

A celebração, que teve início no domingo (26), contou com missas realizadas pelo pároco, padre Aderbal Galvão de Sousa. No dia dedicado ao santo, quarta-feira (29), a programação contará com missas em diversos horários, procissão pelos arredores da Igreja e Missa Solene Campal, presidida pelo Bispo- Auxiliar, Dom Gregório Paixão.

Padroeiro das viúvas, Guardião das chaves do céu, esses são alguns dos epítetos que remetem a São Pedro, cujo nome de batismo, segundo a Bíblia, era Simão. O santo foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo e, junto com São Paulo, fundou a Igreja de Roma. Para os católicos, São Pedro é considerado o primeiro Bispo de Roma e, desta forma, o primeiro Papa da Igreja Católica.

Ainda de acordo com a Bíblia, Jesus Cristo cedeu as chaves do Reino dos Céus a São Pedro – “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na Terra será ligado nos Céus. E o que desligares na Terra será desligado nos Céus” (Mt 16, 16:19). Esta passagem explica os epítetos atribuídos ao santo.

Alguns devotos também realizam simpatias que são ligadas a essa história da Bíblia. Conta-se que na noite do santo deve-se colocar uma chave da porta embaixo do travesseiro, envolvendo-a em um papel branco e fazer três pedidos, mentalizando como deseja ver a sua casa. Antes de dormir, eleve seus pensamentos a São Pedro e o pedido será atendido.

Serviço:

Igreja Matriz de São Pedro
Praça da Piedade, 11 – São Pedro – Salvador – BA
Tel: (71) 3329-3280
E-mail: padreaderbal@ig.com.br

Programação:

Tema: O Bem-Aventurado João Paulo II

Tríduo:

28/06 (terça- feira) – Missa às 17h. Tema: João Paulo II e a Juventude
Responsável: Comunidades Bíblicas da Igreja Matriz de São Pedro.

Dia do Padroeiro - 29/06 (quarta-feira)

6h30- Alvorada
7h – Missa pelo Papa
8h – Missa pelos Comerciantes e Comerciários
9h30 – Missa pelos Viúvos e Viúvas
11h - Missa pelos Idosos e Doentes
12h30 – Missa pelas Famílias
14h – Missa pela Juventude, aniversariantes do dia e pessoas com o nome Pedro
15h30 – Missa pela paz no mundo e pelas necessidades da paróquia
16h30 - Procissão pelas ruas do bairro
17h30 – Missa Solene Campal, presidida pelo Bispo-Auxiliar, Dom Gregório Paixão.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário