BATE VOLTA AXÉ BAHIA

quinta-feira, 2 de junho de 2011

França conhece modelo de gestão do turismo baiano

Coletividade Territorial da Córsega


O desenvolvimento do turismo em ambientes naturais do estado servirá de exemplo para a França. Uma comitiva do governo francês está na Bahia para buscar o intercâmbio de conhecimento voltado a ações de preservação do meio ambiente, incluindo iniciativas de turismo sustentável, cultura e gestão da água.

Nesta quinta-feira (2), os representantes da Coletividade Territorial da Córsega estiveram na Secretaria de Turismo (Setur) para conhecer o modelo adotado pelo governo baiano. Os executivos conheceram o sistema de gestão do turismo, que inclui divisão dos atrativos turísticos da Bahia em zonas como a Costa do Descobrimento e a Costa dos Coqueiros.

O chefe de gabinete da secretaria, João Carlos Oliveira, mostrou a estratégia de interiorização do turismo no estado, com a transferência do fluxo do litoral para outras regiões, a exemplo da Chapada Diamantina. O desenvolvimento sustentável na área também foi tema das discussões.

Para Pierre Ghionga, presidente da Agência do Meio Ambiente da Córsega, ilha francesa do Mar Mediterrâneo, a Bahia e essa região francesa têm diversas características em comum. “Nós somos uma ilha, e a visitação de quem gosta de praia é muito forte. Mas temos muitas montanhas e queremos levar o fluxo turístico a regiões mais isoladas do litoral”. A ilha tem ainda montanhas de até 2,7 mil metros.

A visita à Setur, às secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Planejamento, Indústria, Comércio e Mineração e universidades baianas consta no protocolo de cooperação técnica, assinado na quarta-feira (1º), entre a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) e o Instituto do Meio Ambiente da Córsega.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário