BATE VOLTA AXÉ BAHIA

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Centro Histórico de Salvador vai começar a receber decoração do São João

Bonecões de pano vão compor a decoração do São João no Pelô


A capital baiana já está em clima do forró e o Centro Histórico de Salvador é ornamentado para os festejos juninos. Por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que promove as festividades do São João da Bahia no Pelô - em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) - nos dias 17 e 18 e de 22 a 25 deste mês, o Programa Pelourinho Cultural iniciou os trabalhos para que tudo esteja no clima típico durante o arraiá. Com o tema ‘Vitrines do Nordeste’, a decoração junina é assinada pela artista plástica Telma Calheira, e deverá estar concluída até a próxima quarta-feira (15).

Para decorar os largos, ruas e casarões, a artista plástica pretende relembrar as antigas decorações e transformar cada espaço do Pelourinho em pequenas cidades do interior baiano. Além de bandeirolas cobrindo oito ruas do Pelô, serão instalados seis pórticos de entrada nos locais de acesso à festa, medindo sete metros de altura cada, todos ornamentados com vitrines representando cenas de matutos, a exemplo do casamento na roça, além de bonecões de pano ressaltando o artesanato do Nordeste.

O Largo do Pelourinho terá como destaque especial um sombreiro mexicano, que consiste de um mastro central coberto de chita rodeado por 100 ‘cordas’ de bandeirolas e dez balões juninos, de 1,5 metro de altura cada, além de um estandarte dedicado ao homenageado, São João Batista. “O chapéu mexicano é o verdadeiro arraial. De um ponto central saem ‘cordas’ de bandeirolas para todos os lados, formando um círculo, e é aí embaixo que a festa acontece”, explica Telma Calheira.

A Praça das Artes terá decoração especial em homenagem a Santo Antônio, com um oratório, dez lamparinas e 20 estandartes. No espaço, que já estará completamente decorado desde sábado (11), acontecem o tríduo em homenagem ao santo nesse dia, no domingo e segunda-feira (12 e 13), e uma quermesse com barracas do Instituto Mauá, onde serão vendidas iguarias juninas diariamente até o São João.

Entre os dias 11 e 16 deste mês, serão colocadas bandeirolas nos largos do Pelourinho, Pedro Archanjo, Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e nas ruas da Laranjeiras até a Leovigildo Carvalho. Completam a decoração 40 balões iluminados e 20 peças aéreas com quatro bandeirolas gigantes cada uma. “Vamos utilizar muitos balões iluminados e figuras típicas nordestinas. O intuito é valorizar essa rica festa que ressalta as nossas raízes”, esclarece Telma Calheira.


http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário