BATE VOLTA AXÉ BAHIA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Arquivo Público da Bahia preserva memória do 2 de Julho

Catálogo de Documentos sobre a Bahia


Diversos aspectos da história relacionada à Independência da Bahia estão disponíveis em diversos documentos no Arquivo Público da Bahia (APB), instituição vinculada à Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Além da pesquisa aberta ao público no Arquivo, que funciona na Baixa de Quintas, em Salvador, o acervo poderá ser acessado via Biblioteca Virtual 2 de Julho até o final do próximo mês.

Um dos documentos é a coleção ‘Independência do Brasil na Bahia: 1820-1824’, dividida em três partes – ‘Catálogo de Documentos sobre a Bahia’ existentes na Biblioteca Nacional do Brasil, ‘Catálogo de Documentos Manuscritos “Avulsos” da Capitania da Bahia’, do Arquivo Ultramarino de Lisboa, e ‘Coleção Independência do Brasil na Bahia’, custodiada pelo APB.

O ‘Catálogo de Documentos sobre a Bahia’ existentes na Biblioteca Nacional foi organizado no âmbito da Divisão de Obras Raras e Publicações da Biblioteca Nacional, no ano de 1949, em homenagem ao IV Centenário da Fundação da Cidade do Salvador. A cópia da documentação foi doada ao Arquivo Público da Bahia. São 96 rolos de microfilmes, 16 dos quais contendo indicações sobre a Independência da Bahia, somando 198 verbetes.

Projeto Resgate

As fontes documentais, que compõem o ‘Catálogo de Documentos Manuscritos “Avulsos” da Capitania da Bahia’, foram elaboradas no âmbito do Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco, implantado em 1995. O projeto teve a finalidade de resgatar, em arquivos estrangeiros, principalmente no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), em Lisboa, documentos referentes à vida no Brasil ao longo dos séculos 16, 17, 18 e 19 (primeiras três décadas), enquanto vigorou o sistema de Capitanias Hereditárias.

Após o trabalho finalizado pelo projeto Resgate, no AHU, a cópia microfilmada e digitalizada foi doada pelo Ministério da Cultura. São 293 rolos de microfilmes e 32 CD-ROMS. Entre os 293 rolos, 19 contêm indicações sobre a Independência da Bahia, totalizando 489 verbetes.

Já a ‘Coleção Independência do Brasil na Bahia’, custodiada pelo APB, reúne 30 Maços/Livros de documentos textuais, manuscritos e impressos. A produção da documentação que compõe os Maços/Livros são provenientes de entidades produtoras: Governo da Capitania da Bahia, Junta Provisória de Governo da Província da Bahia, Conselho Interino de Governo, Governo Provisório da Província da Bahia e Governo da Província da Bahia, no período entre 1791 e 1835.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário