BATE VOLTA AXÉ BAHIA

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Projeto do polo turístico e esportivo requalificará a orla de Ipitanga

As obras, em frente ao Kartódromo, devem ser iniciadas em junho próximo, com previsão de conclusão em oito meses



Com o intuito de amenizar impactos sociais e econômicos às famílias que tiravam o sustento do comércio de praia, a Câmara Municipal de Lauro de Freitas aprovou no final do ano passado dois projetos transformados em Lei. O primeiro (Lei Municipal 1.387 de 26.11.2010) autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Caixa Econômica Federal, objetivando garantir financiamento aos comerciantes de praia prejudicados pela decisão de remoção das barracas. O segundo (Lei Municipal 1.389 de 01.12. 10) é destinado à elaboração de projeto de readequação da orla de Ipitanga.
O projeto da nova orla, viabilizado pelo Presidente da Câmara Antônio Rosalvo junto ao escritório de arquitetura de Fernando Frank, vai requalificar a praia de Ipitanga respeitando o patrimônio da União e o meio ambiente. Antônio Rosalvo pontua que “é necessário ter em perspectiva esses dois aspectos, sem descurar do interesse social”. Para o Presidente da Câmara, “a Prefeita Moema Gramacho tem conduzido o processo de maneira irretocável e merece todo o nosso apoio”.
Comprometidos com esse objetivo, os vereadores e o governo municipal entraram em entendimento a fim de ampliar os benefícios aos comerciantes que exploravam as barracas agora demolidas. As alterações e adequações aos projetos que viabilizam as operações de crédito foram lidas na sessão da última terça-feira (26) na Câmara Municipal de Lauro de Freitas.
Os vinte e dois comerciantes atingidos pela derrubada das barracas serão temporariamente abrigados no espaço de um antigo estacionamento em frente ao local onde ficavam as barracas. A obra será financiada pelo projeto aprovado e modificado pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas. Os comerciantes das barracas de praia em território de Lauro de Freitas serão também contemplados pelos planos de criação do Pólo Turístico e Esportivo, em frente ao Kartódromo. As obras devem ser iniciadas em junho próximo, com previsão de conclusão em oito meses. A exploração comercial do espaço será definida por meio de licitação pública.

http://www.radioaxebahia.com/


Um comentário: