BATE VOLTA AXÉ BAHIA

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

X Festival de Violeiros Repentistas acontece no dia 11

Paraíba da Viola é o diretor artístico do festival







Com o objetivo de reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro, acontece no Espaço Cultural dos Comerciários, em Nazaré, domingo (11), o X Festival de Violeiros Repentistas de Salvador.
Foram selecionadas sete duplas de violeiros repentistas e cordelistas que cantarão repentes em diversas modalidades, a exemplo de sextilha, quadra, mote de 7, mote de 10, beira mar, martelo agalopado, rojão, pernambucano e martelo  alagoano.
O Festival é apresentado por Bule-Bule, e o encerramento contará com a apresentação do grupo de samba Semente da Roça (Salvador-BA). As duplas receberão um troféu de participação e classificação, e terão publicadas suas obras em um folheto de cordel confeccionado pelo evento.
A direção artística do Festival ficou por conta de Paraíba da Viola, repentista autodidata que mantém a Banca dos Trovadores em Salvador, na Praça Cairu, ao lado do Mercado Modelo. Homenageado em dezembro de 2005 pela Fundação Gregório de Matos como Poeta Popular, Paraíba da Viola é o atual Presidente da Ordem Brasileira de Literatura de Cordel (OBLC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário