BATE VOLTA AXÉ BAHIA

domingo, 2 de outubro de 2011

Pelourinho reúne artistas de vários pontos do Brasil

Espetáculo É Nóis na Xita, do grupo Namakaca



Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Sergipe, Ceará e Amazonas vão se juntar à Bahia durante oito dias. O ponto de encontro é o Centro Histórico de Salvador, que a partir deste sábado (1º) abriga a programação da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho.

O projeto itinerante, que está em sua sétima edição baiana, carrega a intenção de reverenciar a cultura brasileira, promovendo o intercâmbio entre profissionais e manifestações artísticas de várias partes do País.

Teatro, dança, música e artes visuais são os protagonistas da programação, que inclui 26 apresentações de 15 grupos – estão incluídas aí as atrações do Programa Pelourinho Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Preço camarada - Neste sábado, os trabalhos serão abertos nas ruas, onde o público poderá conferir a performance da Folia Mamulengo, a partir das 16 horas. Quem tiver pique para acompanhar ganha uma hora de diversão gratuita. Logo mais, às 20 horas, será a vez das artes cênicas no palco do Teatro Sesc-Senac.

A apresentação fica a cargo da companhia carioca Teatro Independente, que apresenta a peça Cachorro!, retrato de um triângulo amoroso em que o desejo e o risco andam juntos. A montagem é parte do projeto Palco Giratório, também realizado pelo Sesc, que resgata a tradição da arte mambembe.

O ingresso para o teatro é pago, mas o preço é simbólico. Custa apenas R$ 10, com direito a meia-entrada. De quebra, o projeto ainda oferece uma promoção camarada: o mesmo bilhete adquirido para assistir à peça vale para acesso ao show que acontece logo em seguida, na arena do mesmo teatro.

A parte musical é missão para a banda paulista Clube do Balanço, que fará sua estreia em território baiano com o show Pela Contramão. Sob o comando da vocalista Tereza Gama, o grupo formado há 12 anos desfia repertório de samba-rock.
A programação do fim de semana segue no ritmo do grupo Namakaca, de São Paulo, que se apresenta na arena do Sesc-Senac neste domingo (2), às 17 horas.

É Nóis na Xita é o nome do espetáculo, que mistura música com técnicas de circo para contar a história de três palhaços que fazem de tudo para conquistar a atenção do público. Quem perder a sessão de amanhã, pode garantir lugar na plateia de segunda, às 16 horas, no mesmo endereço.
Intervenção urbana - A maratona cultural segue até o próximo sábado, sempre a partir das 16 horas. Durante a semana, é possível conferir também espetáculos como Cabanagem, do Corpo de Dança do Amazonas, que se destaca na programação de quinta-feira.

E não se assuste se cruzar com um grupo de pessoas empunhando guarda-chuvas de cor vibrante, mesmo que o céu esteja claro e o sol a pino. Trata-se da intervenção urbana Pingos e Pigmentos, concebida por Rita Aquino, que irá colorir cenários bem familiares do Centro Histórico.

A mostra inclui, ainda, oficinas de teatro, técnicas circenses e produção cultural, além de palestra e bate-papo batizados de Pensamentos Giratórios. Já as artes visuais estarão contempladas na exposição Maria Bonita Entre Nós, que seguirá em cartaz no foyer do Teatro Sesc-Senac até o final do mês.

Confira programação completa no site www.sesc.com.br/aldeiapelourinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário