BATE VOLTA AXÉ BAHIA

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Micareta de Portão abre ciclo de festas populares no Litoral Norte nesta sexta-feira

Desta sexta-feira (30) até domingo (2)



Desta sexta-feira (30) até domingo (2), os três quilômetros da rua Santo Antônio vão ferver com a Micareta de Portão, em Lauro de Freitas. O evento que abre o ciclo de festejos populares do Litoral Norte deve atrair mais de 30 mil pessoas nos três dias de folia. No circuito da festa vão desfilar onze blocos de trio, alguns deles com mais de mil integrantes. Bankoma, Pé de Samba, Furacão com A Bronka, Primeiro Beijo, Bloco Mirim, Os Sungas, As Perigosas, João Expresso Arrasta Rapp, Banca Rapp e Trilha da Cachaça levam do samba ao hip hop para o circuito.
No domingo pela manhã, a origem da festa será reverenciada com o Cortejo Cultural que termina com a lavagem das escadarias da Igreja de Santo Antônio. Neste dia, quinze grupos culturais vão transformar as ruas Queira Deus e Santo Antônio, as principais de Portão, em palco de danças e ritmos: baianas, capoeiristas, e os grupos Azânia, Bankoma, Axé Lata, Zambiã, Vem Dançar, Sambas de Roda Saia Rendada de Areia Branca e Renascer do Quingoma, Toque Mania, Atikum, Comando Negro, as fanfarras Renascer do Sol e Renovação da Bahia, e uma charanga, desfilam a partir das 9h30.
A Micareta de Portão começou como uma festa de amigos há 31 anos. Era só a lavagem da igreja no domingo, acompanhada de muito samba na palma da mão. Ao longo dos anos, ganhou mais dois dias e blocos de trio. Hoje atrai milhares de turistas e nativos e se transformou em uma das maiores festas da Região Metropolitana, movimentando a cultura e a economia do bairro. A Micareta é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação Carnavalesca de Portão.
Estrutura Para dar suporte ao evento, a 81ª Companhia Independente da Polícia Militar recebe reforços da Polícia de Choque e cavalaria com apoio de helicópteros e sistema de videomonitoramento. A Secretaria Municipal de Saúde vai montar uma rede de serviço de atendimento no local.
Para maior segurança dos foliões, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) vai fiscalizar o trabalho dos ambulantes. Está proibido a venda de bebidas em vasilhames de vidro no circuito. Os ambulantes serão orientados sobre medidas de segurança e higiene durante reunião na próxima semana.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário