BATE VOLTA AXÉ BAHIA

domingo, 7 de agosto de 2011

Milhares de romeiros fortalecem o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa é um dos destinos turísticos mais procurados


Às margens do Rio São Francisco, a cidade de Bom Jesus da Lapa é um dos destinos turísticos mais procurados por fiéis católicos do Brasil e do mundo. A presença dos devotos nas romarias que vão de julho a setembro anima os lapenses porque aquece a economia local.

O governador Jaques Wagner e o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, visitaram a cidade neste sábado (6), ponto alto da 320ª Romaria de Bom Jesus. Antes da visita ao santuário, eles se reuniram com lideranças religiosas, entre elas, o padre Roque Silva Alves e o bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom José Valmor César Teixeira.

“Conversamos com o bispo e os padres responsáveis pelo Santuário sobre algumas ações para dar ainda mais conforto às milhares de pessoas que visitam essa romaria, que é a terceira maior do Brasil e a mais antiga”, disse o governador. Segundo ele, existe um projeto e o próximo passo será uma reunião na Governadoria, em Salvador, para analisar o projeto e organizar um cronograma de atendimento.

Os cinco mil leitos dos hotéis e pousadas do município ficam totalmente ocupados no período das romarias. Os moradores também aproveitam o momento para comercializar os mais diferentes produtos, a maioria, lembranças do evento religioso.

A ex-romeira Maria de Fátima Carvalho, de Irecê, garante que é possível cumprir as promessas e ao mesmo tempo ganhar dinheiro. “Todos os anos, graças a Deus, eu trago blusas pra vender aqui. Bom Jesus da Lapa é milagroso. Estou muito satisfeita por estar aqui na romaria trabalhando. Quando der 15 horas, fecho a barraca e vou acompanhar a procissão do Bom Jesus”.

A expectativa é que 800 mil romeiros visitem o santuário durante o período que vai de julho (Romaria da Terra e das Águas) - Romaria do Bom Jesus (em agosto) - até setembro, na Romaria da Soledade.

Anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas desembarcam na cidade, em diferentes épocas do ano, para conhecer o morro de Bom Jesus da Lapa que possui seis grutas. A mais famosa é a Gruta do Bom Jesus.

Há 16 anos, a aposentada Eva Soares Lima sai de Taguatinga (DF) para pagar a promessa na Bahia. “Eu estava com cirurgia marcada para amputar a perna e fiz a promessa com o Bom Jesus e pedi pra ele que não deixasse tirar minha perna. Fiz minha oração e hoje estou boa. Enquanto vida eu tiver e Ele quiser, estarei aqui”.

Pesquisa indica políticas específicas para o turismo

A Secretaria Estadual do Turismo contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para fazer um levantamento dos números alcançados durante a Romaria. A pesquisa também identifica o perfil dos visitantes e dos empresários. Os pesquisadores estão na cidade, desde meados de julho, levantando dados que permitam ao Estado realizar ações mais pontuais em prol do turismo religioso. “Queremos conhecer melhor o efeito econômico da Romaria”, explicou o secretário Domingos Leonelli.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário