BATE VOLTA AXÉ BAHIA

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Governador participa da abertura do 6º Salão de Turismo em São Paulo

Comissão de Turismo da Câmara Federal


O governador da Bahia, Jaques Wagner, participou na manhã desta quarta-feira (13), da abertura da sexta edição do Salão do Turismo, no Auditório Elis Regina, no Anhembi , em São Paulo. Antes da solenidade oficial, ele visitou os estandes da Bahiatursa e do Instituto Mauá acompanhado do prefeito da capital paulista e do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que fez o discurso de abertura do evento.

Wagner, que falou por todos os governadores presentes, destacou a importância da Bahia - terceiro principal destino turístico do país - e também ressaltou a importância do setor que movimentou US$ 5 trilhões no mundo em 2010. "A atividade turística é altamente engrandecedora e o Brasil se destaca por ter uma grande diversidade em todos os seus destinos, mas ainda há muito a crescer no país, principalmente por conta dos grandes eventos que o Brasil vai sediar nos próximos cinco anos", afirmou o governador.

O secretário de Turismo da Bahia e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo (Fornatur), Domingos Leonelli, que fez o discurso de abertura da sexta edição do Salão voltado para o setor, no Anhembi, em São Paulo, defendeu que as promoções do Brasil para o mercado internacional sejam mais voltadas para a América do Sul. O presidente do Fornatur também cobrou dos governantes nacionais e estaduais que a atividade seja mais reconhecida como geradora de emprego e renda, "pois um a cada dez postos de trabalho criados no mundo vem do turismo".

Mundial de Futebol

Sobre a Copa do Mundo de 2014, Leonelli destacou a importância das intervenções urbanas no que se refere à mobilidade, mas foi enfático ao dizer que o principal legado a ser deixado pelos eventos esportivos que ocorrerão no Brasil é o do capital humano. "Qualificar os trabalhadores brasileiros é para mim o maior benefício deixado pela Copa do Mundo, em 2014 e das Olimpíadas de 2016", avalia.

A senadora Lídice da Mata (PSB), que representou a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, destacou que o legado da copa deve estar ligado ao avanço do turismo no país e também à melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Sobre as especulações de que o Brasil não teria condições de organizar o mundial, Lídice defendeu que seja organizada pelo governo uma pauta favorável. "Não é possível que um país que realize eventos como os carnavais de Salvador, Rio de Janeiro e Recife não consiga organiza um Mundial. Temos também uma cidade que tem uma grande importância para o mundo que é São Paulo, que realiza grandes shows e eventos o ano inteiro", disse.

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Jonas Donizette, destacou a proposta de Leonelli para ampliar a promoção brasileira no mercado sul-americano. "Somente na Copa de 2014 poderemos ter cinco seleções da América do Sul, por isso é importante já plantarmos as bases agora".

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário