BATE VOLTA AXÉ BAHIA

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festival Junino aquece cultura de Lauro de Freitas

O típico colorido das festas juninas


O típico colorido das festas juninas tomou conta da quadra coberta da Escola Fênix, no centro de Lauro de Freitas, no último fim de semana, antes do São João. O Festival Junino, evento já tradicional no município, foi aberto com apresentações de quadrilhas formadas por alunos do primeiro ao sexto ano da rede municipal de ensino. Ao todo foram 15 apresentações. Entre elas, a da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Lauro de Freitas (Apadalf), integrada por portadores de Síndrome de Down, de deficiências mentais leves e de deficiências físicas. Também houve apresentação do bumba-meu-boi, outro símbolo da cultura nordestina.
Vestida e pintada a caráter, Jasmim de Jesus Silva, 11 anos, da Escola Ana Lúcia Magalhães, não escondia a satisfação em participar, pelo quinto ano seguido, do Festival. “Eu acho excelente. Os professores são criativos e assim a gente aprende mais”. Para justificar sua alegria, a aluna do sexto ano indaga: “Qual a criança que não gosta de São João”? Pais dos alunos e professores participaram da confraternização que marcou o fim do semestre letivo. De acordo com o coordenador executivo da Semed, José Gonçalves Junior, a intenção do evento é também preservar as tradições e expressões culturais. “Não podemos trabalhar com educação desassociada da cultura”.
A programação seguiu com a competição de quadrilhas. Alunos da Escola Vida Nova, localizada no Caji, foram os campeões e receberam troféu das mãos do secretário municipal de Educação, Paulo Aquino. Ele também condecorou o grupo Bambolê, como reconhecimento do importante trabalho sócio-cultural realizado no município. O grupo marcou presença na festa com quadrilha de “pernas-de-pau”. As apresentações que aconteceram durante todo o dia foram realizadas por crianças de 19 escolas do município que participam das oficinas culturais fomentadas pela Divisão de Projetos e Ações Complementares, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário