BATE VOLTA AXÉ BAHIA

domingo, 26 de junho de 2011

Corredor Cultural atrai famílias em Porto Seguro

Porto Seguro (709 km de Salvador)


As pessoas que curtem o São João em Porto Seguro (709 km de Salvador), extremo sul da Bahia, têm aproveitado cada espaço que a festa oferece na cidade. E um dos mais frequentados está sendo o Corredor Cultural, na Rua Marechal Deodoro, mais conhecida como Rua do Mangue, cuja marca são as casas antigas, todas coloridas e enfeitadas para a época. Grupos de quadrilhas e de forró pé de serra se apresentam por lá, criando clima familiar, onde crianças, jovens, adultos e idosos se misturam.

Este ano está sendo a primeira vez que o local é usado para ser feita a festa – antes era na Passarela do Descobrimento, antiga Passarela do Álcool. Turistas e nativos aprovam o espaço. ´´Aqui é perfeito. Na passarela não tinha o local pra deixar seus filhos à vontade, tinha de ser nos bairros mesmo´´, declarou a nativa Mariana Rios, 28, mãe de Ana Clara, 4, e Matheus, 9, que se divertiam livres com as chuvinhas e traques. ´´Espero que a festa continue assim´´, disse ela.

O turista mineiro Fabrício Peixoto Lima, 32, diz ter adorado o novo local do festejo. ´´É o quarto ano que venho pra cá e este está sendo o melhor, no que se refere a local pra diversão. O Corredor Cultural está perfeito. Só no palco principal que acho que deveria ter mais atrações de peso, que pudesse chamar mais gente´´, afirmou o rapaz, que estava com a esposa Marli, 30, e o filho Jonas, de 6 anos. No corredor é possível encontrar comidas típicas diversas, caldos e bebidas nas barracas que são de associações ou entidades beneficentes.

Cerca de vinte delas foram instaladas lá, segundo informou a Secretaria de Turismo local. Numa delas, integrantes da Ong Voz dos Bichos, que atua em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália na defesa dos direitos dos animais, a tônica era conscientizar as pessoas sobre os cuidados com animais domésticos, bem como estimular adoção de cachorros e gatos que a Ong cuida em casas de famílias adotivas temporárias. A responsável pela Voz dos Bichos, Maria Ozélia Teixeira da Cruz, espera que pessoas possam os ajudar a construir uma sede própria.

´´A pessoa que quiser ajudar a termos nossa sede ou a ter informação sobre adoção de animais, pode enviar e-mail para vozdosbichos@hotmail.com´´, informou ela. E o movimento familiar faz com que ambulantes também lucrem com a festa. José de Jesus, 33, vendedor de milho e pamonha, afirmou que em três dias fez entregas de cerca de 800 pamonhas. ´´Sou de Gandu e moro aqui há treze anos. Sempre vendi pamonha e milho, tenho clientes certos. Então, São João pra mim é sempre lucro´´.

No Corredor Cultural, quem agita são os grupos de forró pé de serra e quadrilhas de povoados da cidade. Tiziu do Araripe, ex-integrante da banda de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, agitou a noite de sexta-feira, quando a quadrilha Tô Doido, oriunda do distrito de Pindorama, se apresentou com doze casais de jovens, levando muita animação para as cerca de duas mil pessoas que estavam no corredor, segundo a Polícia Militar. No palco principal, quem agitou a noite de sexta foi Zelito Miranda, que estava com medo da chuva.

´´Na última vez que estive aqui, há uns quatro anos, caiu um dilúvio e não deu nem dez pessoas´´, lembrou o cantor, cujo show foi ameaçado por uma leve neblina, mas não houve a chuva. Cerca de seis mil pessoas curtiram Zelito Miranda, segundo a PM. Depois de Zelito, quem se apresentou foi a banda Campeões do Forró. A noite de sábado terá como atração principal Voadores do Forró e o cantor Erik Sales. A festa, realizada pela prefeitura local, está sendo patrocinada pela Bahiatursa (empresa de turismo da Bahia), que investiu R$ 183 mil na festa.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário