BATE VOLTA AXÉ BAHIA

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Projeto Via Náutica também pretende comercializar o artesanato e a culinária local

Pôr do Som, em Barra do Pojuca


Dentro de 30 dias, a orla de Camaçari vai ganhar duas novas atrações turísticas. A Prefeitura vai colocar em prática o projeto Via Náutica, com a implantação do Pôr do Som, em Barra do Pojuca, e do passeio turístico pelo Pantanal Baiano, no rio Jacuípe.

As propostas foram apresentadas nesta segunda-feira (11/04), ao prefeito Luiz Caetano e empresários locais, pelo secretário do Desenvolvimento do Turismo, Waldy Freitas. Através de parcerias privadas, o projeto visa impulsionar o turismo náutico no Município, criar novas rotas turísticas e incrementar as opções existentes.

Além disso, a iniciativa vai proporcionar uma diversificação das atividades turísticas oferecidas no Município, assim como gerar mais oportunidades de emprego e renda para os empresários locais e para a comunidade.

O prefeito Luiz Caetano observou que a Via Náutica vai acrescentar um valor agregado muito grande à orla de Camaçari. Caetano aproveitou a ocasião e sugeriu a inclusão no roteiro da visita à aldeia hippie, em Arembepe, que passa por processo de revitalização.

Durante a reunião, representantes da empresa Bahia Jet Sport’s (BJS) se mostraram dispostos a criar um roteiro, a ser realizado através de jangada, de Jacuípe ao Balneário Capivara (antigo emissário). De lá, os turistas seguiriam a pé até a aldeia hippie.

Segundo Beto Lapietra, sócio da BJS, que funciona em Barra do Jacuípe, atualmente o espaço oferece passeios ecológicos de catamarã e de caiaque pelo rio Jacuípe, além de caminhadas ecológicas pela região dos manguezais.

No entanto, a proposta é ampliar o pacote turístico e envolver a comunidade local, através da realização de feiras e eventos para exposição de artesanato e da culinária local. “Queremos apresentar a cultura do povo de Camaçari para os turistas que aqui chegam”, declarou.

Outro possível parceiro será Carlos Alberto Peixer, 51 anos, empresário em turismo de pesca esportiva. Ele atua em Itacimirim e Guarajuba com passeios turísticos para ver as baleias, além de oferecer mergulho em piscinas naturais em Itacimirim e pesca esportiva em toda a orla do Município.

De acordo com o secretário do Turismo, Waldy Freitas, Camaçari tem muitas iniciativas no setor, mas realizadas de forma individual. “O projeto Via Náutica vai dar uma unidade às ações e impulsionar ainda mais o turismo na região”, sintetizou.

VIA NÁUTICA

A proposta Via Náutica traz como novidade para a região a implantação do passeio turístico no rio Jacuípe, a ser denominado Pantanal Baiano, a criação de uma nova rota náutica do rio Jacuípe ao rio Pojuca, via mar, e o projeto Pôr do Som, a ser iniciado no rio Pojuca.

Além disso, vai incrementar os passeios de canoa e de caiaque entre o rio Pojuca, o Balneário Capivara, a praia de Arembepe e o balneário, respectivamente, além da pesca oceânica realizada em Itacimirim e o passeio ecoturístico realizado no rio Pojuca.

O Pôr do Som será realizado, inicialmente, em Barra do Pojuca, através da parceria com o restaurante Manguezal. Realizado no mesmo molde do Pôr o Sol no Jacaré, na cidade de Cabedelo, na Paraíba, o projeto visa unir as belezas naturais do rio Pojuca, a uma boa infraestrutura e a Música Popular Brasileira (MPB), com apresentações instrumentais a bordo de uma canoa no leito do rio.

Até o final do mês será implantado também o passeio no Pantanal Baiano, em parceria com a BJS. O novo produto turístico vai proporcionar aos visitantes um passeio pela foz do Rio Jacuípe com parada para banho de lama, no ponto de encontro entre o rio e o mar.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário