BATE VOLTA AXÉ BAHIA

segunda-feira, 18 de abril de 2011

37ª edição da Corrida Tiradentes movimenta a Cidade Baixa

Atletas de alta performance



Atletas de alta performance, amadores, policiais, marinheiros, entre outros profissionais da segurança pública participaram na manhã deste domingo (17) da 37ª edição da Corrida Rústica Tiradentes, promovida pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes – patrono das Polícias Militares brasileiras, mártir da Inconfidência Mineira e um dos precursores da luta pela Independência do Brasil.

Ao todo, 565 pessoas se inscreveram para a competição que abre o Circuito de Corridas de Rua da Bahia. Com a primeira largada às 7h30, na Avenida Dendezeiros, no Bonfim, a competição teve dez quilômetros de extensão e os atletas passaram por vários locais da Península de Itapagipe como o Largo de Roma, Caminho de Areia, Largo do Papagaio, Avenida Luís Tarquínio, Penha e Avenida Beira Mar, com o final da prova de volta na Vila Militar.

“Esta prova promove a integração com a sociedade. Tudo o que buscamos é a aproximação com a comunidade. Também é uma oportunidade para cultuar nossos valores. Tiradentes está entre esses valores e nos dignifica pelo exemplo”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas.

Vencedores

No geral masculino, o vencedor foi Cisínio Palma, 31 anos, do município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ele concluiu a prova em 31 minutos e 26 segundos. “Foi importante pra mim vencer essa prova que tem grandes atletas. É a terceira vez que participo. Das outras duas vezes fui vice-campeão”. Cisínio contou que já está se preparando para participar de uma outra corrida de rua que será realizada em Juazeiro, no próximo dia 30.

O 2º e 3º lugares masculinos foram ocupados por José Everaldo Mota e Jorge Evaldo Santos.

As mulheres também não deixaram por menos e nos dez quilômetros de percurso mostraram que têm muito fôlego. Em primeiro lugar, Graciete Moreira, 31 anos, concluiu o percurso com 37 minutos e 27 segundos. Residente em Feira de Santana, ela começou a praticar o esporte por recomendação médica, após identificar problemas hormonais.

Graciete não esperava vencer a prova logo na sua estreia na Corrida de Tiradentes. “A emoção é muito grande pelo nível das candidatas e por ser uma corrida de tradição. É um gostinho bem saboroso que não sei explicar”.

Mãe e filha

Um fato inusitado marcou a 37ª edição da corrida. O segundo e terceiro lugares femininos foram ocupados por mãe e filha: pela primeira vez, Giovana Santos (38 anos), e Helena Pereira (22 anos), residentes no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, dividiram o pódio.

“Quando comecei a correr, não fazia nem cinco meses que ela tinha nascido. Minha filha e eu somos muito incentivadas pelo meu marido, pai dela, que merece todo nosso reconhecimento”, disse Giovana, que também venceu a prova ano passado e faturou o segundo lugar em 2009.

A mais antiga prova de rua no estado

O presidente da Federação Bahiana de Atletismo, Og Robson de Menezes Chagas, lembrou que além de ser a primeira etapa do Circuito de Ruas na Bahia, “é a prova mais tradicional do atletismo de rua no estado. A mais antiga. O circuito oficial é composto por 5 grandes provas que compõem o calendário de corridas. Temos quase 60 corridas de rua por ano em Salvador”.

http://www.radioaxebahia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário