BATE VOLTA AXÉ BAHIA

terça-feira, 29 de março de 2011

São Paulo segue exemplo do Turismo Étnico baiano

Maragogipe, no Recôncavo baiano



Representantes da Coordenação Especial de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Campinas (SP) e de instituições ligadas às religiões de matriz africana no estado paulista estão em Salvador para conhecer o programa conduzido pela Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa.

A missão dos visitantes, que estiveram com a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, e o coordenador de Turismo Étnico da Bahiatursa, Billy Arquimimo, é a de criar roteiros de turismo étnico-afro em Campinas, mostrando que o município também preserva a herança africana.

A implantação do programa acontecerá numa parceria entre a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Campinas (SP), com o apoio do Governo da Bahia.

Para a Cássia Magalhães, a iniciativa das autoridades paulistas mostra o reconhecimento do trabalho realizado na Bahia, que passou a desenvolver o turismo por um viés de sustentabilidade às comunidades responsáveis por levar adiante a cultura e a religião de matriz africana. “Por isso, estamos trabalhando com vistas ao estímulo da produção associada ao turismo em cada ponto de visitação”.

Para o coordenador especial de Promoção da Igualdade Racial de Campinas, Benedito Paulino, a proposta vem para reconhecer a preservação da cultura africana na cidade e o incentivo à diversidade cultural. “Viemos dialogar com um estado significativo, que já tem uma experiência bem vista. O primeiro passo será o de realizar levantamentos das nossas manifestações culturais e cultos de matriz africana para, então, darmos início ao nosso projeto”.

Billy Arquimimo lembra que a Bahia também está fornecendo informações do programa ao estado do Rio Grande do Sul, onde já foram promovidas palestras sobre o turismo étnico. “Os governos do Rio Grande do Sul e de São Paulo vêm em busca da troca de experiências e de aprender a lançar mão do seu potencial como criar roteiros que incluam suas manifestações culturais e estimular uma boa recepção aos turistas que se interessam pelo segmento”.

Resultados

Uma das principais conquistas obtidas pela Bahia nos últimos quatro anos e que beneficiam diretamente o desenvolvimento do turismo étnico-afro foi a implantação do voo direto Salvador-Miami, da American Airlines. A nova rota fez com que os desembarques diretos dos Estados Unidos para a Bahia saíssem de 2,7 mil, até 2007, para 15 mil, em 2008, e 20 mil, em 2009.

O mercado norte-americano é o principal emissor de turistas para a Bahia. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os Estados Unidos enviam mais de 60 mil turistas por ano ao estado. Além dos esforços promocionais com a divulgação do segmento étnico-afro nas principais feiras de turismo do mundo, a Setur também possui cursos de qualificação voltados para o setor.

Um dos municípios beneficiados é Maragogipe, no Recôncavo baiano. A cidade conta com capacitação profissional em andamento para 67 artesãos, com o objetivo de estimular as atividades relacionadas ao setor de turismo na Bahia. Com sete meses de duração e uma carga de 167 horas, a capacitação inclui moradores da sede do município e dos povoados de Coqueiros e Nagé. No curso, os artesãos participam de aulas para aprimorar a produção de máscaras e fantasias de Carnaval, além da fabricação de cerâmica utilitária.

http://www.radioaxebahia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário