BATE VOLTA AXÉ BAHIA

sexta-feira, 11 de março de 2011

Poço Encantado na Chapada Diamantina é reaberto para visitação

Poço é um dos cartões-postais da Chapada Diamantina
Após três anos interditado em decorrência de impedimentos por parte de órgãos ambientais, o Poço Encantado, que é um dos principais cartões-postais do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, foi reaberto para visitação nesta sexta-feira (11). A reabertura aconteceu após assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), por representantes da prefeitura municipal, do trade turístico e de órgãos federais de proteção ao Meio Ambiente.

Além do documento produzido pelo MPF, as instituições públicas e da iniciativa privada, que assinaram o TAC, terão de cumprir as recomendações do Plano de Manejo elaborado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), órgão ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, no plano consta um diagnóstico completo das áreas onde são permitidas as visitas, como devem ser feitos os acessos ao Poço Encantado, capacidade de carga e número de pessoas permitidas, além das instruções referentes às trilhas.

Presente no evento de reabertura do poço, o secretário Domingos Leonelli destacou a importância da prática do turismo sustentável. “O turismo ajuda a preservar e a desenvolver o patrimônio histórico e natural”.

Animado, José Américo Cruz, dono de uma pousada em Itaetê, disse que pretende esquecer o período em que o Poço Encantado esteve fechado. “Passamos três anos dependendo apenas do movimento dos representantes de produtos farmacêuticos”.

O turista mineiro Lúcio Henrique integrou o primeiro grupo de visitantes que teve acesso ao Poço Encantado após a reabertura. Ele afirmou que estava impressionado com as belezas naturais do lugar, encontrou semelhanças com a sua terra natal e manifestou a intenção de voltar. Já o carioca Carlos Cardiano, acompanhado da mulher, contou que era uma honra ser um dos primeiros a visitar o local.

Novo voo para a região

Em sua passagem pela Chapada Diamantina, o secretário Domingos Leonelli também anunciou um novo voo para a região. “Creio que, a partir de maio, teremos uma segunda frequência entre Salvador e Lençóis, que deixa de ser apenas um voo aos sábados e passa a ocorrer aos domingos e quintas-feiras”, adiantou. A linha deve ser operada pela companhia Trip.

Segundo o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, o novo voo da Trip deve incluir a região em importantes mercados como São Paulo e Minas Gerais. “Com a linha, vamos vender melhor a Chapada Diamantina nas feiras e eventos que participamos”.

Efeitos visuais

Localizado a 200 metros da pista, o Poço Encantado proporciona visão deslumbrante das formações rochosas com estalactites e estalagmites. Do mirante é possível ver os efeitos visuais de suas águas - à profundidade de 60 metros - que são ricas em calcário. A luz do sol gera o efeito de cor azul na água, e os paredões ganham tons de dourado e acobreado.

A visita ao local é feita mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20. Para entrar na caverna, é preciso ainda ouvir e seguir atentamente as instruções dos guias de turismo. O Poço Encantado fica localizado em Itaeté (44 quilômetros a sudeste de Andaraí). Para chegar lá é preciso seguir pela BA-142 por 20 quilômetros até a estrada para Itaeté.
http://www.radioaxebahia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário